Desde a antiguidade vemos os atos humanos tentando negar a majestade de Deus,na verdade, os homens sempre tentaram adquirir para si deuses que os satisfizessem dentro da sua própria e limitada imaginação, deuses que para os seus seguidores deslumbravam poderpelas suas fábulas tradicionais, ainda que estes fossem ou sejam totalmente impotentes, eram uma forma de saciar a vontade de servir a Deus. Para melhor entendimento desta necessidade analisemos a origem do nome que caracteriza a raça; a palavra homem vem da palavra grega antropos, que significa aquele que olha para cima, nos qualificando como um tipo de criatura que necessita prestar adoração, e frente a esta necessidade nossos antepassados tentavam em vão criar deuses esculpidos, desagradando diretamente ao Senhor,assim no decorrer dos milênios cada vez mais desviamo-nos do único Deus, nos apegando a toda sorte de fábulas da imaginação humana. A palavra é bem clara ao nos mostrar a existência de um só Deus de onde vieram todas as coisas, Isaias escreve o que o Espírito de Deus o comanda falar; “Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não há deus” (Isaías 45:5a).
Esta busca incansável por uma saciabilidade fora de Deus é o resultado do rompimento do homem com Deus no jardim do Édem, o pecado dos primeiros seres humanos acarretou sobre os demais indivíduos comuns a pior de todas as maldições, o rompimento com o seu Criador, sendo Ele a única fonte de vida e amor do universo. Romper com Deus significou para nós seres humanos, a pior tragédia de todos os tempos, ou seja, a causa das tragédias na humanidade em todos os tempos vividos. São muitas as tentativas do homem de voltar para Deus, ou de pelo menos tentar levar uma um ritmo de vida que dê uma esperança que vá além da vida material, em todas as tentativas fora da palavra de Deus, o homem apenas criou linhas de pensamento filosóficas e enganosas que não levam a lugar nenhum. A justificação pelas obras é uma grande tentativa de escapar do juízo de Deus, e é aceita pela grande maioria como corrente de pensamento mais razoável para resolver o problema. Salvar-se por si mesmo é uma explicação aderida por pessoas carnais que não buscam orientação de Deus; esta é uma ala de pessoas que se acham boas o suficiente para serem salvas e pensando assim anulam o real e único meio de serem justificados perante a Deus, como Paulo escreveu aos efésios “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9). Levando em conta a linha de raciocínio do apóstolo, concluímos que sacrifício vicário de Jesus Cristo é a única maneira de termos uma chance com o nosso Criador, pois as obras nunca salvaram e nunca salvarão ninguém. Não existe sequer um ser humano que consiga desculpar-se perante o Senhor e se porventura algum cristão achar-se auto-suficiente, este necessita ler o capítulo três da epístola aos romanos, a palavra inspirada nos diz; “todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Romanos 3:12). Isso quer dizer que nós rompemos com Deus e vivemos como ovelhas desgarradas, sujeitos ao mal e irreconciliáveis por nossos próprios esforços; fomos destituídos da glória de Deus(Romanos 3:23), isto é, não temos parte com o nosso Criador, em quem nos movemos e existimos (Atos 17:28).Se olharmos para a nossa real posição perante a Deus poderemos compreender melhor o significado do ato de amor realizado na cruz, a maior prova de ternura de Deus para com a humanidade é este amor sacrificial que entregou seu único e perfeito Filho para ser morto por nossas vidas, liberando neste sacrifício amor suficiente para cobrir os pecados de toda a humanidade, desde Adão até o último a nascer antes que tudo se cumpra, todo aquele que aceita este ato de justiça divina, é perdoado e religado ao Senhor.Em Jesus Cristo foi executada a vingança de Jeová, Ele lançou sua ira sobre o seu eterno e primoroso Filho.
Imagine a paciência de um Deus perfeito e justo que não tem aliança com o erro, suportar tanto mal proveniente de uma criatura que totalmente ingrata e rebelde e além disso ainda prover um caminho para reconciliação deste.Só estamos vivos porquea Trindade liberoua humanidade graça suficiente para que mesmo nós nos comportando como demônios, vivendo uma vida pervertida perante o Senhor, mortos para a realidade soberana de Deus, pudéssemos alcançar a salvação e a vida eterna com Deus. Ele nos propõe uma perfeita e incontestável chance de nos reconciliarmos com o seu amor.A mesa está posta e o grande banquete está disponível para toda a humanidade, basta uma atitude, e este é o passo mais difícil para a grande maioria, pois estão cegos pelos prazeres deste mundo e não conseguem perceber o grande e maravilhosofavor de Deus, antes tentam se desculpar pelas suas falhas perante o Senhor, quando a palavra diz que a justificação humana não tem validade pra Deus, seja ela por palavras ou obras, como o profeta Isaías escreveu; “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.” (Isaías 64:6). Não existem desculpas para as nossas vidas, não podemos contar vantagens se doamos mais ou menos, ou se nós dedicamos mais horas ou menos horas as atividades cristãs. Devemos fazer tudo com o maior empenho simplesmente por que o sacrifício de Jesus satisfez a justiça de Deus e devemos honrá-lo com tudo que temos; voltado a ser o que nós fomos criados para ser, criaturas totalmente submissas e que vivem um profundo amor ao seu Criador. O escritor aos hebreus alerta o mundo ao escrever; “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (Hebreus 2:3a).
Deus fez tudo para que tenhamos a oportunidade de voltar para Ele.E você? Ainda vive se desculpando pra quem sabe todas as coisas? Ainda está achando que pode se salvar pelos próprios méritos ou confiando em outros que também pecaram assim como você? Só Jesus é sem pecado e sendo Ele o único a não errar, foi o único que pode receber a ira sobre si e assumir toda a culpa da nossa espécie. Infelizmente cegueira da humanidade diante de tão grande amor custará muito caro para a grande maioria, que despreza a salvação poderosa e gratuita proveniente do Deus trino, digno de toda honra, glória e louvor.Deus comanda a todos os que forem tocados pelo seu poder de redenção a se renderem a total dependência da sua graça, para que desta maneira possam alcançar uma vida debaixo da vontade do Pai, que foi conquistada pelo Filho e é mantida pelo Espírito Santo.
Max N. de Sá Portela

0 comentários para "Maravilhosa graça"